Pinças Especiais: Quando e Como Utilizar em Cirurgias Complexas

pinça kocher

Diferentes cirurgias demandam de instrumentais especiais, como a pinça kocher, que é hemostática e usada para firmar bem as aponeuroses musculares. O modelo possui dentes serrilhados que lembram muito os de um rato, por conta das ranhuras presentes no lado interno e que auxiliam no processo de captura.

Pinças comuns não são as mais indicadas para cirurgias, pois tendem a atrapalhar ao invés de ajudar. Além disso, muitos modelos não são feitos para procedimentos robustos e podem estragar facilmente, principalmente na hora de fixar um músculo mais complexo.

 O ideal é contar com instrumentais desenvolvidos especialmente para cada procedimento cirúrgico, como garantia de que falhas não acontecerão. Venha conhecer as principais peças especiais e suas indicações para procedimentos mais complexos.

O que são as pinças especiais?

As pinças especiais são aquelas voltadas para usos muito específicos de uma cirurgia e, possuem diferentes tipos de tamanhos e formatos. Algumas são retas, outras curvas e, ainda, determinados modelos são adequados para atuar como um ‘’pegador’’ de partes do corpo.

Cada instrumento tem a finalidade de auxiliar o cirurgião a realizar uma determinada tarefa. Sem elas, seria mais complicado manusear órgãos e fazer coletas de biópsias para analisar diretamente no laboratório.

Quais são as pinças especiais?

Os instrumentais são compostos por pinças Abadie, que são usadas na gastrectomia, e a pinça Randall que visa auxiliar na remoção de cálculos biliares. Geralmente, elas possuem diversos tamanhos e tem anéis e cremalheiras curvas ou retas.

A pinça kocher, por sua vez, é hemostática e usada regularmente para pegar aponeuroses. Em determinados casos, são usadas a pinça Mixter para trabalhar com pedículos e auxiliar na pega de tecidos moles e frágeis. As principais pinças especiais são:

  • Pinça Halstead;
  • Pinça Kelly;
  • Pinça Rochester;
  • Pinça Moynihan;
  • Pinça Allis;
  • Pinça Babcock;
  • Pinça Collin;
  • Pinça Duval.

Cada pinça tem uma função específica, como a Rochester que é mais adequada ao pinçamento de estruturas robustas e difíceis de manusear. Ela também é a escolha mais adequada nas cirurgias ortopédicas para controlar sangramentos.

Quando utilizar pinças especiais em cirurgias complexas?

A pinça Kelly e a Halsted costumam ser usadas no processo de pega dos vasos sanguíneos, em que a última é perfeita para pinçar por ter um formato curvilíneo. Há versões menores da Halsted adequadas para cirurgias infantis, pois não causam lesões graves nos pacientes.

Com relação à pinça Babcock, esta é usada para cirurgias abdominais e gastrointestinais. Podemos incluir nestes procedimentos, a cirurgia colorretal e a bariátrica que demandam de um cuidado maior no momento de prender e segurar vísceras e os órgãos.

Como utilizar pinças especiais em cirurgias complexas?

Todas as pinças precisam estar higienizadas para garantir que quaisquer resíduos sejam eliminados. Deste modo, você fornece ao seu paciente mais segurança na cirurgia e assegura que o procedimento aconteça com as devidas proteções clínicas.

É importante também avaliar que tipo de cirurgia será feita, pois o instrumentador ficará encarregado de separar os instrumentais certos. Ao fazer isto, o processo ocorre como esperado, de forma eficiente e prática, sem faltar nenhum dos equipamentos necessários ao cirurgião.

Cuidados com as pinças cirúrgicas

Após a cirurgia, você deve mergulhar os instrumentais em água com uma temperatura de 45° graus por 20 minutos. Enxágüe cada um dos utensílios para remover espuma e qualquer resíduo que tenha ficado preso nas superfícies, se certificando também de usar óleo fisiológico para esterilizar a pinça kocher.

Onde comprar pinça kocher e pinça mixter? 

A Pinça Mixter e a Kocher estão disponíveis na Endocommerce, a maior loja de instrumentos direcionados ao meio clínico. Você encontra diversos modelos para acrescentar em seu estojo cirúrgico e se preparar para diferentes procedimentos.

Como sabemos, cada um dos modelos tem uma função a cumprir, dependendo da modalidade de operação. É sempre importante ter os equipamentos corretos para garantir o sucesso da cirurgia e assegurar o bem-estar dos pacientes.

A Endocommerce está com excelentes ofertas e você consegue encontrar diferentes ferramentas para utilizar em seu trabalho. Há opções de destaque que acabaram de ser lançadas e você consegue adquiri-las por um preço menor para usar regularmente em procedimentos hospitalares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.