5 coisas que você deveria saber sobre o clitóris

Vamos dar destaque a uma das partes menos faladas do corpo feminino, o clitóris. Este pequeno mas poderoso órgão há muito que está envolto em estigma, mas agora é a hora de revelar alguns fatos surpreendentes sobre o clitóris. 

 

Junte-se a nós enquanto mergulhamos diretamente na explicação do que é o clitóris, o seu papel na nossa saúde reprodutiva, e porque é tão importante que todos nós conheçamos melhor o nosso corpo.

1. É maior do que se possa pensar….

Do exterior, o clitóris pode parecer pequeno, mas a parte que se pode ver é apenas a ponta do iceberg. 

 

A maior parte do clitóris é interno e não é visível. A parte do clitóris que pode ser vista é do tamanho de uma ervilha. No entanto, no total, o clitóris pode ter até 12 cm de comprimento! Não parece tão pequeno agora, não é? Já que estamos a falar do tamanho, sabia que no desenvolvimento fetal precoce, o pênis e o clitóris começam realmente do mesmo modo? Eles formam-se nos diferentes órgãos sexuais por volta da nona semana de gravidez. 

2. …e cresce

Tal como o pênis, quando excitado, o sangue corre para o clitóris, fazendo-o inchar e ficar ereto. Este aumento do fluxo sanguíneo também faz com que o resto da vulva mude também na cor. O clitóris não é a única parte da vulva que muda quando excitada, a vagina também se alarga e se aprofunda.

3. É puramente por prazer

Existem algumas teorias por trás do propósito evolutivo do clitóris, mas quando se trata disso, ele não desempenha um papel direto na reprodução humana, está apenas lá para nos fazer sentir bem! 

 

É muito legal que os humanos não sejam os únicos a achar o sexo agradável, muitos outros mamíferos gostam de o fazer também. Uma pesquisa encontrou algumas semelhanças impressionantes entre o clitóris humano e o clitóris dos golfinhos… e tal como é para nós, o seu objetivo principal parece ser o prazer.

4. …e é o centro do prazer

Um estudo recente descobriu que apenas 18% das mulheres podem atingir o orgasmo através de sexo vaginal penetrativo. Quando se pensa em como aprendemos sobre sexo e como ele é retratado nos filmes e na televisão, isso é uma estatística assustadora. 

 

O orgasmo feminino não tem sido descrito honestamente – é perfeitamente normal chegar ao orgasmo apenas através da estimulação clitoriana, e, de fato, as mulheres que atingem o clímax desta forma são na sua maioria, através do estímulo do clitóris. Além disso, há até pesquisas que sugerem que as mulheres que conseguem atingir o orgasmo através do sexo penetrativo podem fazê-lo devido ao estimulo onde fica o clitoris , o que significa que é realmente o centro do prazer! 

 

5. É um analgésico natural

Se sofrer de cólicas dolorosas do período da menstruação, os orgasmos podem libertar endorfinas, que são uma forma natural de aliviar o desconforto. O clímax também faz com que o útero se contraia mais, o que, por sua vez, também pode levar a períodos mais curtos! 

 

O pico do hormônio sexual progesterona que acontece no início de um novo ciclo pode ser responsável pelo aumento da libido. Por isso, é perfeitamente normal experimentar um elevado impulso sexual enquanto se menstrua, e, já que estamos falando do assunto, o sexo na menstruação também é perfeitamente normal. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.