Mudar de apartamento: saiba qual é o momento certo

A vontade de mudança, normalmente surge depois de um tempo, onde passamos por diferentes insatisfações. Por isso, cogitamos mudar de apartamento.

Ademais, em uma mudança de apartamento, diferentes fatores poderão dificultar esse processo: orçamento, oferta de imóveis melhores, morar de aluguel, possibilidade de ter que arcar com a multa de rescisão de contrato.

Mas, se algo está te incomodando há um tempo, é importante nomear isso que te incomoda: localização? tamanho do apartamento? Outro fator?

O que é mais importante ao tomar essa decisão é pesquisar bem e tomar uma decisão bem pontuada.

A seguir, confira mais informações sobre como saber qual o momento certo para se mudar de apê.

Localização

Um bom motivo para decidir mudar de apartamento, é o fato da localização não favorecer – não ser próximo de serviços, não ofertar a comodidade que outras localizações ofertam.

Desse modo, quem gosta de estar conectado à natureza, pode optar por morar próximo a ambientes verdes, onde é possível praticar exercícios ou atividades ao ar livre.

Além disso, algumas pessoas podem considerar importante a vizinhança, estar perto de supermercados, farmácias.

Ademais, outras pessoas podem considerar o fato de não estarem próximo de seus trabalhos e com isso precisar gastar com combustível ou utilizar transportes públicos com frequência e além de gastar dinheiro, gastar bastante tempo para chegar ao trabalho.

Por exemplo: mudanças residenciais em São Paulo acontecem bastante por esse motivo, pois é uma grande cidade e geralmente as pessoas querem estar perto de seu trabalho.

Portanto, se a sua localização não se encaixa ou faz sentido em sua rotina, esse é um grande sinal de que precisa se mudar.

Família aumentou

Entre os principais motivos para mudar de apartamento, está o fato da família ter aumentado e o apartamento se tornar pequeno.

Ademais, a chegada de um novo membro da família, implica diretamente na necessidade de ter um espaço maior para que todos possam conviver de forma aconchegante e confortável.

Contudo, se no seu contexto, a família aumentar devido a um pet, em alguns casos será preciso ir para outro apartamento, visto que alguns condomínios, por exemplo, não aceitam animais.

Muitas mudanças residenciais ocorrem devido o condomínio não aceitar animais ou o espaço se tornar pequeno demais.

Segurança

A falta de um planejamento urbano, influencia bastante na qualidade de vida em muitas localizações.

Desse modo, um bairro pode se desenvolver tanto, de maneira desordenada a receber outros moradores que não possuem um lugar apropriado para residir.

Além disso, esse contexto, somado a onda de desemprego no país, acaba resultando em um índice de violência maior na região.

Por isso, se você tem condições financeiras, não pense duas vezes em mudar de apartamento e residir em um local mais tranquilo.

Muitas famílias tem escolhido morar em condomínios com portarias que funcionam durante 24 horas, no qual existe um esquema de segurança fortíssimo.

Ademais, essa tendência está se consolidando nas principais cidades do Brasil e sendo algo bem considerado por quem decide mudar de apartamento.

Valor aumentou

Mudar de apartamento pode ocorrer, porque o valor aumentou. Geralmente, os valores aumentam devido o local não ser bem gerenciado ou pelo condomínio estar com dívidas.

Além disso, os principais fatores que levam ao aumento da tarifa paga mensalmente pelos residentes do condomínio, pode ser decisivo no momento de optar por Mudar de apartamento.

Uma grande dica, é pesquisar o valor do condomínio em prédios semelhantes em sua localidade e que possua as mesmas comodidades.

Se, realmente, notar que alguma coisa está fora do padrão, você poderá planejar mudar de apartamento, para que se enquadre em seu momento financeiro atual.

Ademais, no primeiro semestre de 2021, foi possível verificar um aumento no valor de aluguel.

E se de um lado, muitas pessoas estão tendo dificuldades para acompanhar o aumento de valores, por outro lado, outros estão percebendo esse contexto como motivação adicional para adquirir um imóvel próprio ou para investir seus recursos financeiros.

Mais qualidade de vida

Em determinado momento na vida, grande parte das pessoas prioriza sua qualidade de vida, em sua casa.

Nesse sentido, poder aproveitar um dia do final de semana em sua linda varanda, ter mais espaço para cozinhar o que gosta, ter um ambiente de lazer no condomínio para si e para as crianças, se torna prioridade.

Ademais, a procura por uma localização que faça sentido com seu estilo de vida, integra essa questão.

Por isso, é importante escolher um local para residir próximo ao trabalho, ou a escola dos filhos, ou um ambiente maior e que faça sentido para você e sua rotina.

Além disso, ter uma casa própria é o sonho de muita gente. Mas, após isso vem o desejo de estar em um ambiente confortável, agradável e ter qualidade de vida.

Nesse sentido, apartamentos com varanda, espaço de lazer, suítes, morar em um local com boa localização e preferencialmente em um dos melhores bairros da cidade, se tornam itens a serem procurados em um upgrade imobiliário.

Se o contexto financeiro melhorou e consequentemente abarca o investimento em um local bem equipado, a pessoa já tem bastante motivos para Mudar de apartamento.

Saiba que mudar de moradia visando qualidade de vida, não é um luxo ou algo dispensável, pelo contrário é algo totalmente válido.

Tamanho do apartamento

Existem diferentes motivos para mudar de apartamento devido ao seu tamanho, às vezes a família expandiu, às vezes existe a vontade de ter novos espaços no ambiente ou a pessoa passou a trabalhar em casa e precisa de um local específico para isso.

Nesse sentido, um imóvel com mais de uma área disponível ou com um condomínio com área de lazer, fornece tranquilidade e leveza para a rotina.

Mas também existem pessoas que fazem o inverso, ou seja, o espaço se tornou muito grande e desejam um lugar menor.

Isso pode acontecer com casais no qual os filhos saíram de casa, ou pessoas que desejam uma vida compacta e prática.

Inclusive, ambos os casos ocorrem com frequência em mudanças residenciais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.