Acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode ger

A caixa d’água deve ser limpa com frequência mínima de seis em seis meses.  Isso é necessário porque, quando suja, bactérias proliferam nela. Ou seja, há contaminação por doenças que vêm da caixa d’água. Entretanto, você não deve fazer isso sozinho por causa dos acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode gerar.

E é por isso que você deve acompanhar este artigo: entender as consequências da realização da caixa d’água de forma não profissional. Assim, você saberá a importância de contratar uma empresa especializada para fazer o serviço. Continue lendo para entender mais!

Acidentes que a limpeza não profissional da caixa d'água pode ger
Acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode ger

 

Entenda como é o procedimento de limpeza da caixa d’água

A realização da limpeza se dá em alguns passos. É preciso, primeiramente, fechar o registro e remover quase toda a água da caixa. Com a água restante, far-se-á a limpeza escovando bem com escovas ou esfregando com buchas. Nenhum químico deve ser utilizado uma vez que pode haver contaminação da água.

Depois disso, remove-se a água completamente da caixa, mediante a utilização de baldes, canecas e panos. Em seguida, a caixa deve ser enchida novamente, mas apenas um pouco. A essa água, adiciona-se água sanitária e deixa-se duas horas para limpeza mais eficaz.

Essa água será novamente descartada, mas dessa vez, através da sua utilização nas torneiras e chuveiros. Isso é importante para que eles também sejam sanitizados. Por fim, seca-se a caixa d’água e depois é só enchê-la novamente que estará pronta para o uso.

Agora que você já entendeu que é um procedimento longo e que parece simples, mas exige muito cuidado, saiba os acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode gerar!

Riscos que você corre ao realizar a limpeza sozinho

Primeiro, há os acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode gerar relacionados à altura. Isso acontece porque as caixas ficam em cima das casas, portanto é preciso subir até lá para limpá-las, o que pode provocar quedas que terminam em fraturas, ou até mesmo fatais.

Há também o risco pelo contato com produtos para limpeza, como a água sanitária, ou mesmo pela intoxicação que ela pode gerar através da inalação. Gases que estão presentes no fundo do reservatório, provenientes de matéria orgânica em decomposição no fundo, também podem gerar asfixia.

Outro dos acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode gerar é a contaminação por fungos, protozoários, bactérias, vírus ou parasitas que estejam se desenvolvendo na água. Além das quedas das alturas, já mencionadas, é possível escorregar e dar da mesma altura, dentro da caixa d’água por exemplo.

Não à toa, os funcionários de uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, que realiza a limpeza das caixas d’água são altamente treinados para realizar o procedimento. Além disso, eles utilizam de vários meios de proteção através dos seus equipamentos, que ajudam a evitar os riscos de acidentes.

Acidentes que a limpeza não profissional da caixa d'água pode ger
Acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode ger

 

Mais vantagens na contratação de empresas especializadas

Além de evitar acidentes que a limpeza não profissional da caixa d’água pode gerar, a contratação de uma empresa especializada gera muita economia de tempo. Isso porque os profissionais já estão adaptados ao trabalho e o fazem com presteza, mas em um menor período de tempo.

Portanto, você evita riscos para sua saúde física e tem sua caixa d’água limpa rapidamente. Os profissionais também garantem que a limpeza será feita de forma efetiva, sem danificar a sua caixa e removendo toda a sujeira. E isso pode não acontecer se for você quem realizá-la.

Portanto, na hora de realizar a limpeza da sua caixa d’água, considere os prós e contras e veja se a melhor ideia não é mesmo contratar uma empresa especializada!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.