Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde mental é o bem-estar físico, mental e social de uma pessoa, bem como a capacidade de desenvolvimento e autorrealização. Os termos usados nesta definição têm significados amplos. Sua compreensão é subjetiva, cultural e ambientalmente condicionada.
A saúde mental, portanto, não é apenas a ausência de doença. Também se manifesta em:
-autoestima
-capacidade de autodesenvolvimento
-responsabilidade pela sua vida (decisões, dificuldades, sucessos)
-envolvimento na vida social, trabalho, relacionamento.
Como cuidar da sua saúde mental
Descanse e durma o suficiente
Cuide da higiene adequada do sono. É melhor dormir 7-9 horas por dia. Dormir pouco faz mal para a saúde mental e física.
Tenha uma alimentação saudável
Hábitos alimentares adequados lhe darão mais energia para lidar com os desafios do dia a dia. Coma frutas, legumes e proteínas, e deixe de lado alimentos muito gordurosos e cheios de conservantes. Desembalar mais e descascar menos, sempre.
Faça atividade física
Escolha uma atividade que você gosta. Pode ser uma caminhada, um passeio de bicicleta ou uma aula de dança. É importante mover-se regularmente, de preferência ao ar livre. Comece com 30 minutos por dia. Com o tempo o exercício físico vira rotina e ficará mais fácil praticar mais tempo e todos os dias. Mas para isso, é preciso dar o primeiro passo.
Com certeza você se sentirá muito melhor e mais disposto para as atividades do seu dia.
Evite estimulantes
Estimulantes são substâncias que estimulam nosso corpo. São, por exemplo, álcool, drogas, cigarros, mas também bebidas energéticas ou café. Os efeitos negativos após tomá-los podem durar dias, semanas ou meses.
Muitas pessoas optam por trocar o cigarro convencional pelo eletrônico, pois são menos prejudiciais para a saúde do que os cigarros convencionais. Um exemplo é o pod descartavel 1500 puffs. As opções são bastante variadas.
Melhore as suas relações sociais
Cultive relacionamentos com entes queridos com quem você pode ser você mesmo. Compartilhe seus bons e maus momentos com eles. Assim, ganhamos autoconfiança, não estamos sozinhos com nossos problemas.
Quando procurar ajuda especializada?
Todos nós lutamos contra a depressão de vez em quando. No entanto, não subestime esta condição e comece a agir se:
-os sintomas persistem por muito tempo e aumentam de gravidade
-você tem problemas com sono, apetite
-você se sente ansioso e irritado
-você tem dificuldade em tomar decisões e realizar suas tarefas diárias.
Onde buscar ajuda especializada
Reporte-se diretamente a uma clínica de saúde mental, a um psicólogo ou psiquiatra. O especialista irá ajudá-lo a implementar a prevenção adequada e apresentará soluções adaptadas à sua situação.