Como desentupir o ralo com vinagre

Como desentupir o ralo com vinagre – Será que é possível desentupir o ralo com vinagre? A resposta infelizmente é que esse tempero de saladas, entre outros inúmeros usos, não tem essa propriedade. Apesar de ser uma solução levemente ácida, o vinagre não deve ser usado para a finalidade de desentupir ralos de qualquer tipo. Primeiramente, temos que ter em mente as possíveis causas de entupimento de ralos, sejam eles de cozinhas, banheiros, área de tanques e por aí vai.

Como desentupir o ralo com vinagre

Como desentupir o ralo com vinagre
Como desentupir o ralo com vinagre

Em segundo lugar, devemos descartar toda e qualquer combinação caseira com o vinagre, já que na melhor das hipóteses podemos acabar não alterando nada no entupimento. Na pior, as coisas podem se tornar um pouco sujas. Em seguida, é importante considerar o que o vinagre é quanto ao seu componente mais essencial para a teórica função: a acidez. Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre desentupir o ralo com vinagre!

 Quais as causas mais comuns de entupimento?

É bem provável que na vivência doméstica você já experimentou um ralo entupido. As obstruções são das mais diversas, podendo ser sólidas ou semissólidas. Por exemplo, no banheiro é comum encontrar ralos entupidos com fios de cabelo aglutinados com creme, gelatina para cabelo e outras sujeiras do banho.

Na cozinha, os entupimentos são ainda mais diversos. Podemos encontrar restos de folhas e leguminosas, macarrão, grumos de farinha, clara de ovo, arroz, pó de café, gorduras e por aí vai. E no tanque é bem provável que as causas de entupimentos sejam fiapos de roupas ou papéis e plásticos esquecidos nos bolsos das roupas.

O que tudo isso tem em comum? Nenhuma dessas coisas são ou podem ser dissolvidas pelo vinagre. A solução de vinagre que encontramos no supermercado teria o mesmo efeito que a água sobre essas coisas, ou seja, nenhum. Porém, causaria um leve desconforto olfativo.

E combinações caseiras com vinagre? Será que resolvem?

Você pode estar se perguntando: se vinagre sozinho não resolve, talvez uma misturinha? E mais uma vez a resposta é um sonoro não. É muito importante ter em mente que misturas caseiras podem na melhor das hipóteses não render em nada e na pior, acabar por dificultar ainda mais as coisas. Combinações incertas podem ser prejudiciais para a estabilidade dos encanamentos.

Como um péssimo exemplo, misturar bicarbonato e vinagre leva à formação de gás carbônico e isso pode ocasionar uma pequena efervescência nos ralos, entretanto nada mudará. O ralo continuará entupido, uma vez que desentupir ralo com o vinagre é um mito popular e nenhum acréscimo caseiro ajudará a resolver o problema.

Como desentupir o ralo com vinagre
Como desentupir o ralo com vinagre

Por que não funciona?

O vinagre comercial é uma solução levemente ácida, contendo um teor de ácido acético muito baixo. Esse ácido em sua forma pura é chamado pela indústria de ácido acético glacial e não está disponível para a compra pelo público. As características marcantes do vinagre, como cheiro, acidez e sabor azedo, derivam dessa solução industrial e seu manejo requer cuidado. Na prateleira do supermercado encontramos a sua versão diluída, o vinagre.

É justamente essa diluição que permite sua utilização para os mais variados fins domésticos, como saladas e conservas. E é também essa baixa concentração de ácido que torna inviável seu uso como uma solução para desentupir ralos. Isso porque sua ação corrosiva é extremamente baixa e não afeta a maioria dos materiais causadores de entupimentos em ralos.

Então, o que devo fazer em caso de entupimento de ralos?

Em caso de entupimentos de ralos o ideal é contatar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora e buscar por orientação adequada e contratação de profissionais capacitados. Estes são treinados e preparados para responder aos desafios. Por fim, não se deve usar vinagre ou misturas caseiras para desentupir ralos, já que não funcionam.