Cortina ou persiana? Dicas para te ajudar a escolher

Ao mudar para um novo imóvel ou redecorar sua casa, existem muitas opções. Entre as questões de cozinhas integradas ou independentes, papel de parede ou pintura, combinações de cores ou predominância do branco, há mais uma dúvida que também pode colocar a questão: o que é melhor, usar cortina ou persiana nas janelas?

Seja qual for a sua escolha, cortinas ou persianas têm uma função importante em uma casa. Elas ajudam, por exemplo, a controlar a entrada de luz, melhorar a iluminação do ambiente, deixar a casa mais confortável, até aumentar a durabilidade dos móveis e proporcionar mais privacidade aos ocupantes da casa. Portanto, eles não se limitam à decoração.

Porém, na hora de escolher entre usar cortina ou persiana para as janelas de sua casa, é preciso levar em consideração alguns fatores. O cômodo onde serão instaladas as cortinas ou persianas e seu tamanho é um deles. Além disso, também devem ser considerados o tipo de casa, o nível de leveza exigido para cada ambiente, a facilidade de limpeza dos materiais, o estilo da decoração e o nível de privacidade que se deseja alcançar. Tudo isso contribui para a seleção.

Com tudo isso em mente, preparamos um conteúdo especial com o objetivo de esclarecer suas dúvidas entre cortina e persiana, confira!

Sobre as cortinas

As cortinas, normalmente, são produzidas de tecido e podem ser perfeitamente combinadas em locais amplos e espaçosos com grandes janelas. Mas, antes de decidir usar esta opção em sua decoração, é importante atentar para a necessidade de uma limpeza cuidadosa com as cortinas e não são recomendadas para pessoas com alergias respiratórias.

 

Os modelos tradicionais de cortinas encontrados em uma loja de cortina com caimento maior, confeccionados em tecidos como linho, cetim ou seda, podem dar um acabamento clássico ao ambiente.

Sobre as persianas

As persianas e cortinas estão disponíveis em diversos modelos, tanto para uso em ambientes residenciais quanto comerciais. No entanto, a escolha por usar a persiana é uma vantagem para quem busca a versatilidade do material. Visto que ela pode ser encontrada na forma de lâminas de metal, PVC, madeira e tecido. Além disso, se trata de uma boa opção para quarto de criança, pois esse modelo não acumula tanto pó e tem modelo com hipoalergênica.

Quais as vantagens e desvantagens da cortina?

As cortinas são, certamente, a solução mais conhecida quando se fala em decorar janelas, protegendo a privacidade e regulando a entrada de luz e ar em um ambiente, sendo muitas vezes indicadas para quem prefere uma decoração mais clássica, romântica ou rústica.

Essas peças em tecido tendem a ser uma ótima opção para tem preferência para a criação e mistura de tendências. Visto que podem ser confeccionadas em uma grande variedade de tecidos, estilos e complementos de acessórios. Na verdade, esta característica é considerada uma das vantagens de usar cortinas nas janelas. Além disso, em uma loja de cortina você pode encontrar peças para diversas possibilidades de uso em salas, quartos (adultos e infantis) ou até mesmo em banheiros.

A seguir, você pode conferir quais são as principais vantagens de usar uma cortina:

  • As cortinas simples, como, por exemplo as voal, possuem um preço menor do que as persianas. O preço pode subir quando você customiza, mas ainda é uma opção mais barata;
  • O preço também é um bom motivo ao considerar a limpeza de cortinas, pois elas te oferecem a possibilidade de lavar em casa na máquina de lavar;
  • Se você tem uma janela muito grande, como uma varanda, pode ser uma melhor escolha usar uma cortina, pois pode ser complicado usar uma (ou mais) persianas em grandes vãos.

Confira também quais sãos as suas desvantagens:

  • Possuem um maior facilidade para sujar, quanto maior a densidade do tecido maior o acúmulo de sujeiras;
  • Ocupam mais espaço;
  • Podem não ser a melhor escolha para alérgicos, devido acumular mais poeira.

Quais as vantagens e desvantagens da persiana?

Para as pessoas que desejam uma decoração mais moderna, minimalista e que planeja o ambiente nos mínimos detalhes tende a optar pelas persianas. Além disso, elas também ajudam a regular o ar, o acesso à luz, e manter a privacidade do ambiente. No entanto, são mais limitados em termos de acabamentos/possibilidades. Também é muito importante notar que obstruem a visão da área externa para quem está no ambiente. Por exemplo, a visualização ininterrupta é impossível como acontece com o uso das cortinas abertas.

Contudo as persianas muitas vezes compensam na praticidade, podendo ser encontradas tanto na versão horizontal quanto na vertical, e nos mais diversos materiais, o que também inclui o tecido.

A seguir estão as principais vantagens encontradas na persiana:

  • Possuem a capacidade de deixar o ambiente mais moderno e promover um ar mais clean;
  • Oferece a praticidade de limpeza apenas com um pano seco, nos tipos feitos em metal, PVC ou madeira;
  • Oferecem maior adaptação em espaços, devido possuir um volume menor;
  • São a melhor escolha para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

Agora, confira quais sãos as principais desvantagens para quem escolhe este material:

  • As persianas costumam custar bem mais do que as cortinas, mesmo as cortinas personalizadas;
  • As persianas são comercializadas com um tamanho padrão, assim, para usar em espaços maiores, é necessário encomendar sob medida, o que eleva ainda mais o preço;
  • Ao usar várias persianas em uma única janela não oferece uma praticidade adequada no momento de regular a entrada de luz ou para abrir e fechar;
  • Para que possam durar mais, é necessário cuidados especiais com as persianas, o que demanda maior tempo para limpar e fazer a manutenção.

Afinal, qual é melhor, cortina ou persiana?

Por fim, é importante destacar que, como vimos, ambas as opções existem em vários modelos e se aplicam bem tanto em ambientes comerciais como residenciais, para adultos e para crianças. Além disso, também conferimos algumas das principais vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Com isso em mente, a pessoa deve analisar de forma individual o seu caso, para atender qual opção é melhor para o seu caso. Por exemplo, uma pessoa que tem alergia a poeira ou problemas respiratórios, já tende a descartar o uso da cortina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.