Principais Insumos químicos da indústria cosmética

Principais Insumos químicos da indústria cosmética

Os insumos químicos para a indústria cosmética, consiste em substâncias usadas na formulação de produtos variados, de higiene pessoal.

Nesse sentido, integra a composição de: hidratantes, cremes, shampoos, condicionadores, loções e outros.

Dentre os insumos químicos mais usados para criar esses diferentes produtos, existem os principais: ésteres de ácidos graxos, anfóteros, alcanolamidas de óleos vegetais, que se encontram presentes na grande parte das formulações disponíveis no segmento atualmente.

Além disso, essas substâncias são usadas para fornecer ao produto final suas características principais, como consistência.

Desse modo, os insumos químicos são colocados como doadores de espuma, isso significa que os responsáveis pelo desenvolvimento da espuma transparente ou perolada tipicamente encontrada nesses produtos, são essas substâncias.

Ademais, esses insumos são criados, através de técnicas modernas, sendo produzidos em laboratórios equipados com máquinas de última geração, contando com a atuação de profissionais qualificados.

Isso significa, que os insumos mencionados contam com alta eficiência e se caracterizam por serem seguros, não oferecendo ao consumidor riscos de irritações ou alergias.

Alguns insumos químicos dessa indústria, inclusive, são indicados na formulação de produtos para bebês, crianças e pessoas que têm a pele sensível.

É válido mencionar, que esses insumos ecologicamente falando são corretos, ou seja, sua utilização na criação de cosméticos é sustentável integralmente e não oferece riscos ao meio ambiente, como poluição de solo ou água.

Os insumos químicos, também são submetidos a rigorosos processos de controle de qualidade e vendidos com certificações que asseguram sua segurança e qualidade.

Abaixo, confira todos os detalhes sobre esses insumos, e conheça alguns deles – os principais.

Qual o objetivo de se utilizar Insumos químicos?

O principal objetivo ou finalidade dos Insumos químicos para a indústria de cosméticos, é fornecer ao produto final suas propriedades principais, como cor e consistência.

Desse modo, esses insumos fornecem ao produto uma característica típica, ou seja, a possibilidade de produzir espuma, independente se será perolada ou transparente.

Além disso, sua produção utiliza técnicas mais atuais, que conferem a essas substâncias total eficiência e segurança, para serem utilizadas na indústria cosmética e por isso é tão importante contar com um fornecedor de produtos químicos confiável.

Essas substâncias são corretas ecologicamente, uma vez que sua fabricação não agride o meio ambiente.

Com o objetivo de assegurar a qualidade dos produtos, essas substâncias passam por um controle de qualidade muito rigoroso e devem contar com diferentes certificações.

Mas, vale mencionar, que a ANVISA realiza um controle sanitário, através do desenvolvimento de normas e inspeções sanitárias, visando facilitar desvios de qualidade.

Portanto, procurar um fornecedor de produtos químicos para indústria cosmética é muito importante, sendo importante ter a ajuda de uma companhia especialista em contatar os melhores fornecedores.

Como também, realizar a mediação das negociações entre comprador e entre fornecedor. E empresas confiáveis, fornecem o suporte necessário para importação dos produtos comprados.

Insumos químicos

Existe uma grande diversidade de Insumos químicos utilizados na indústria de cosméticos e alguns deles, estão listados a seguir:

  • Acetil Tributil Citrato;
  • Vitamina A, D e E;
  • D-pantenol;
  • Álcool Cetoestearílico;
  • Corante ácido violeta 43; amaranto; amarelo crepúsculo; azul brilhante; amarelo tartrazina;
  • Aloe Vera;
  • Dietanolamina (DEA);
  • Amida 60 e 90;
  • Base Perolizante;
  • Ácido Cítrico; Glioxílico; Cetílico;
  • Benzoato de sódio;
  • Óleo de coco;
  • Bicarbonato de Sódio;
  • Cânfora Sintética
  • Butter Like Cupuaçu; Pimenta Rosa;
  • Cocoamidopropil Betaína 28% – 32% /// 34% – 36%;
  • Lauryl Glucoside;
  • Carbômero 396; 640; 940; 990;
  • Polyquaternium 7;
  • Carbonato de Guanidina;
  • Glicerina Bi Destilada USP;
  • Decyl Glucoside;
  • Óleo de girassol;
  • Vaselina Sólida USP e vaselina vegetal;
  • Goma Guar.

Esses Insumos químicos são os principais, mas existem diferentes categorias e variações desses produtos.

Além disso, a junção de diferentes componentes como esses, são responsáveis pelo surgimento de determinados produtos.

Ademais, geralmente, esses compostos poderão ser encontrados no rótulo dos produtos, de forma detalhada.

E esses compostos são responsáveis por diferentes reações dos produtos, incluindo a espuma transparente ou perolada, consistência e cor. E poderão ser encontrados em diferentes produtos – condicionadores, cremes, shampoos.

Que informações podem ser achadas na embalagem de um cosmético?

O rótulo de um produto cosmético é muito importante e normalmente conta com uma série de matérias-primas listadas, que são utilizadas para sua fabricação.

Desse modo, os materiais são referidos utilizados os nomes de INCI e essa abreviatura é advinda das palavras inglesas – Nomenclature Internacional de Ingredientes Cosméticos.

Nesse sentido, se trata de um sistema de nomenclatura unificado com compostos químicos em inglês e plantas em latim.

Além disso, ao comprar cosméticos, é importante ficar atento à listagem de ingredientes para se certificar de que o produto irá funcionar da forma declarada pelo fabricante.

Desse modo, é importante lembrar da regra, no qual os ingredientes compõe os cosméticos listados em ordem específica, iniciando por aquele de maior presença no produto.

Esse dado, possibilita que os consumidores realizem uma escolha informada quando compram cosméticos.

Por isso, evitam decepções quando os produtos conseguidos não funcionam da forma esperada.

Com frequência, isso ocorre, devido ao fato que algum ingrediente em específico está presente em uma quantidade reduzida, em relação a demais componentes, para fabricar o efeito desejado.

Devido a razão, o desenvolvimento de um produto cosmético com efeito específico, não se trata de uma tarefa fácil.

Por isso, deve-se escolher matérias-primas cosméticas para que o item obtenha consistência homogênea e que as propriedades dos ingredientes estejam de forma harmônica e combinadas.

Com isso, serão assegurados os resultados esperados. E isso, é aplicado a cosméticos naturais, mas também a preparações que tenham ingredientes sintéticos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.