Como funciona o controle de pragas?

As pragas são responsáveis por trazer diversas doenças para dentro da nossa casa. Entretanto, sempre existe a dúvida de como funciona o controle de pragas e se eles são seguros. Isso porque, ao mesmo tempo que escutamos como as pragas foram responsáveis por grandes tragédias na humanidade, também escutamos como os pesticidas são prejudiciais à saúde.

A peste bubônica é um bom exemplo do poder destrutivo das pragas. Pelo menos um terço da Europa foi dizimado no século XIV por causa dessa doença. Essa, por sua vez, se espalhou rapidamente devido à enorme população de ratos que se encontrava no continente.

Como funciona o controle de pragas?
Como funciona o controle de pragas?

 

No Brasil, temos o exemplo do mosquito da dengue, que é responsável por diversas epidemias, visto que consegue transmitir várias doenças, como febre amarela, dengue, zika. Dessa forma, é responsável por uma grande quantidade de mortes na história do país.

Entretanto, as substâncias usadas para dedetização são venenos que atingem tanto as pragas, quanto os seres humanos. Assim, o uso errado dos pesticidas pode resultar em quadros graves de intoxicações.  Isso mostra que é essencial saber fazer o controle de pragas corretamente.

Se você quer saber mais sobre como funciona o controle de pragas, continue lendo esse artigo!

Prevenção das pragas, saiba como fazer

Saber realizar a prevenção é metade do processo para saber como funciona o controle de pragas.

Todo bom controle de pragas começa com a prevenção. Você pode tomar alguns cuidados no seu dia-a-dia que vão dificultar uma infestação de pragas na sua casa.

O primeiro é um bem conhecido: não deixar água parada. A água é o ambiente de proliferação de várias pragas e, para as que não se proliferam na água, ela ainda é responsável por criar um ambiente propício. Dessa forma, você deve evitar qualquer acúmulo de água parada na sua casa e nas proximidades. Isso inclui não deixar embalagens vazias e abertas, pneus ao ar livre, visto que eles podem acumular água da chuva. Entretanto, só isso não basta. Você também precisa vigiar sua caixa d’água, garantindo que ela não esteja aberta nem com frestas.

Outro cuidado importante é manter não deixar acumular matéria orgânica, ou seja, resto de alimentos. O motivo é que as pragas também precisam de matéria orgânica para se reproduzirem e crescerem. Então, o acumulo dela atrai pragas.

Um último cuidado importante é manter sempre a casa limpa e organizada. Isso, além de garantir que a matéria orgânica não irá se acumular, evita a criação de abrigos (esconderijos) para as pragas. Elas costumam viver em locais escuros e fechados. Manter tudo limpo garante que você está sempre arejando os ambientes, além de monitorar aquele canto do armário quase nunca usado.

Como funciona o controle de pragas
Como funciona o controle de pragas

 

A prevenção não é 100% garantia

Todavia, nem sempre a prevenção é um controle de pragas eficiente. Mesmo que você faça tudo certo e tenha todos os cuidados preventivos, ainda sim, pode ter sua casa infestada por pragas.

Isso ocorre porque o controle de pragas não depende só de você. Se a comunidade inteira não fizer sua parte, a infestação de pragas pode chegar na sua casa.

Nessa hora, chega a segunda parte de como funciona o controle de pragas: o uso de pesticidas. Entretanto, essa etapa não deve nunca ser realizada por você. Os pesticidas são venenos que vão agir em você também, não só na praga! Além disso, o uso do pesticida errado ou na dosagem errada não vai solucionar o seu problema, pode até piorá-lo.

Assim, é preciso que um profissional especializado usando roupas apropriadas aplique a substância correta. Para isso, uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, deve ser chamada para dedetizar. Ela saberá avaliar qual o melhor pesticida a ser usado, qual dosagem e qual o melhor jeito de aplicá-lo na sua residência.

Agora que você já sabe mais um pouco como funciona o controle de pragas, pode proteger melhor sua residência.